Férias...ops, GREVE!



Estamos em julho (geente, passamos da metade do ano, voou), muita gente entrando em férias ou já estão curtindo as férias, e tal, viajando, e blá blá blá... Enquanto outros há 40 dias, tiveram suas férias (hiper)antecipadas, tipo eu, e o pessoal que estuda em Universidade Pública...

Antes de entrar na UFAL (Universidade Federal de Alagoas), eu nunca tinha enfrentado uma greve diretamente, apenas acompanhava o drama dos estudantes pelo jornal, ou como ouvinte, alguns colegas e amigos relatavam o tremendo sufoco da volta às aula pós-greve. Quando eu entrei na UFAL, parecia ser tudo muito lindo, sem greves ao alcance dos olhos... e tal. No segundo período, rolou um zunzum, mas nada foi concretizado (e eu estava com o coração nas mãos).

Eu, ingenuamente, cheguei a pensar que me formaria sem enfrentar nenhuma grevezinha (sonha, pobre!!). Nesse semestre, logo no início, rolou uma leve especulação, mas quando íamos perguntar aos professores, eles desconversavam... Até que... foram surgindo muitas e muitas paralisações, e eu, particularmente, fui desanimando e entrando na vibe da greve... Na verdade, eu nem sei direito que vibe é essa, típico de marinheiro de primeira viagem, né?

Quando eu estava de fora da situação, pensava como algumas pessoas desinformadas: "Esse povo não tem o que fazer, greve pra quê?!"... Maaas, olhando pra realidade da Universidade em que eu estudo, a UFAL sofreu um corte de 30% no orçamento, isso significa um dano terrível pra instituição, se já estava ruim antes desse corte, depois dele... piorou! "O corte acarretou um prejuízo nas atividades", em outras palavras, os bolsistas e os funcionários ficaram sem receber... Até houve o corte no fornecimento de energia, (mas, gente, tá uma loucura)... Uma das reivindicações dos professores é a melhoria nas condições de trabalho e ensino, assim como a garantia da autonomia universitária, e outras questões...

Hoje, não tenho mais a visão de que a greve é um ato de pessoas que não têm o que fazer, é uma forma de mobilizar as pessoas, de modo especial o governo, para os problemas de tantas e tantas Instituições Federais por aí. É ruim? É. O calendário foi todo ferrado, nós alunos estamos sendo prejudicados, principalmente, aqueles que iam se formar agora... Mas, essa foi a forma encontrada...

Enquanto isso, os dias vão passando... e o desânimo vai batendo, já consigo me ver louca quando as aulas voltarem, se eu já estava surtando aos poucos com o fim do semestre, agora não tenho dúvidas de que enlouquecerei num piscar de olhos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feliz 2015 - Show do David Guetta!!

Sobre essa tua mudança

Mais uma desabafo para você