A dor ensina, menina.


Ouça enquanto lê: 


Soa meio clichê dizer que nós aprendemos com a dor? Mas, ao meu ver, nem é tanto assim. Felizmente ou infelizmente, tive experiências que me fizeram ver o "lado bom" da dor. A dor é algo desagradável, que aflora na gente um sentimento infindável chamado tristeza. Tem nada mais triste do que melancolia? Em meio as minhas experiências com a dor, sempre ouvia que dor passa, e passa mesmo? Nos acostumamos com ela, mas, quando menos esperamos ela volta a incomodar. Hoje, talvez não doa, amanhã também não, até o momento em que algo desperte aquela dorzinha esquecida no cantinho... Até o momento que o nosso corpo nem se importa mais com a presença dela, e é aí que ela "passa".

Ainda dói, sabe? Mas se eu olhar direitinho, a dor que eu tenho sentido agora, não chega nem a 10% do que eu sentia antes, te garanto. Fico pensando, é, eles tinham razão, a dor "passa". O sentimento inicial era de estar sendo arrastada cada vez mais pro fundo, sem força alguma pra lutar. A dor nos deixa desesperados, sem ação, ficamos paralisados. E quando eu me olho lá atrás, totalmente entregue a dor, me assusto. Chega um momento em que aceitamos a ideia de que todo aquele flagelo foi necessário. E é aceitação, ela se faz necessária pra que a cada dia a dor seja vencida. De certo, que algumas vezes nem mesmo com doses controladas da pura morfina resolveria o peso da dor.

Moça, a dor é passageira. Hoje eu sei, e um dia você também saberá! Alguns caminhos são necessários que sejam percorridos pra te fazer acordar, pra te fazer crescer. Algumas lágrimas precisam ser derramadas pros risos serem eternos. Não é uma apologia a dor, porque assim como muitos, eu também acho que as dores não precisariam existir, mas já que elas existem, não dá ficar congelado pra sempre. A gente percebe que a dor não te assusta mais quando tiramos alguma lição daquilo que te fez cair em desespero. Vai te doer muito ainda, mas vai ter uma hora que você estará um pouco mais resistente. E aí você vai vendo que é mais forte do que todo o sofrimento.

A minha aprendizagem ainda é mínima, mas o reconhecimento de que a dor não é eterna,pra mim, já é um grande passo. Tem dores que passam mais rápidos, outras ficam eternizadas, mas não em forma de dor em seu próprio sentido, de sofrimento, aflição, angústia... É como se ela congelasse, e se transformasse em parte do seu ser, talvez, incomode, mas nem tanto assim. Sei bem como é isso. A dor da perda é incomensurável, ainda mais quando a pessoa faz uma viagem sem volta. A dor ensina, menina. Ela te faz crescer, mesmo que seja da forma errada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feliz 2015 - Show do David Guetta!!

Sobre essa tua mudança

Mais uma desabafo para você